Sobre nós

Instituto Espírita Dias Da Cruz 

Somos uma entidade centenária se propõem ao estudo e a prática e difusão do Espiritismo
segundo os princípios codificados por Allan Kardec.
Atuamos permanente no campo da Assistência Espiritual, Assistência Social
e Educação, sem distinção de clientela e com absoluta gratuidade,
com objetivos voltados à promoção de atividades e
finalidades de relevância pública e social.

Nossa história

O Instituto Espírita Dias da Cruz, foi fundado em 27 de janeiro de 1907, em Porto Alegre/RS. Voltado para a atividade espiritual, iniciou suas atividades como um pequeno Grupo Espírita, mas já com a visão de contemplar a ação social. 

Ao longo de sua trajetória, o Instituto cresceu e acrescentou às suas atividades dois segmentos de atuação: a educação infantil e a assistência social. Por meio destes segmentos, participa ativamente da política pública assistencial e educacional da cidade com o Albergue Noturno e a Escola de Educação Infantil Casa do Pequenino.

O Albergue Noturno, fundado em 1931, oferece infraestrutura para o atendimento às pessoas em situação de rua, visando sua reinserção social, tanto pelo trabalho quanto pela reconstrução da sua identidade. Em 1934, inicia o atendimento feminino e, em algumas situações especiais, acolhe pessoas em trânsito.

A Escola Casa do Pequenino teve sua inauguração em junho 1981 e iniciou as atividades em setembro de 1981. 

Hoje, o Instituto é um dos mais tradicionais estabelecimentos que atua na assistência espiritual, na reinserção social e na educação de qualidade com atendimento humanizado. Todas as atividades têm por ênfase o questionamento do estilo de vida, valores pessoais e a busca de transformação interna.

Justamente por buscar um diferencial desde seus primórdios, assumindo compromissos de vanguarda e preenchendo lacunas no campo social e educacional é que o Instituto chega à marca de mais de 2 milhões de pessoas atendidas, fortalecendo sua imagem de tradicional e centenário difusor da doutrina espírita.

Pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos constituído por um grupo de aproximadamente 169 associados efetivos e colaboradores. O Instituto tem como órgãos de sua administração a Assembleia Geral, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Presidência. Desde 1965 a entidade possui a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS.